5 de jun. de 2011

É DE CAPABLANCA A CITAÇÃO...

"A força do peão passado aumenta  na proporção em que o número de peças sobre o tabuleiro diminuem"
"Um bom jogador sempre tem sorte"
"Você aprende muito mais com as derrotas que com as vitórias e terá que perder centenas de partidas para se tornar um bom jogador"
"Para melhorar no Xadrez deve-se primeiro estudar o fim de uma partida"
"Xadrez é algo mais que um jogo. É uma diversão intelectual que tem certas habilidades artísticas e muitos elementos científicos"

Disseram sobre Capablanca:
"Conheço muitos jogadores de Xadrez mas entre eles há um só gênio: Capablanca "- Lasker
"Sem técnica é impossível chegar ao topo do Xadrez, portanto, todos nós precisamos pedir a Capablanca sua técnica: maravilhosa e sutil"- Tal.
" A  grandeza da essência de Capablanca é seu talento para evitar tudo que possa confundir ou complicar o conflito"- Euwe.
 "Não sabendo nada sobre Xadrez eu era incapaz de apreciar a genialidade de Capablanca nessa área, mas trabalhar com ele me deu a oportunidade de apreciar o brilhantismo de sua mente"-Olga Capablanca.
" Capablanca possuia a incrível capacidade de ver rapidamente em uma posição suas principais características. Seu estilo, um dos mais puros e cristalinos de toda a história do Xadrez, surpreende com sua lógica"-kasparov
Quantas vezes Capablanca fazia movimentos repetidos, voltando à mesma posição que tinha antes, isso não era falta de combatividade ou lentidão mas o emprego do princípio básico dos finais que é não ter pressa"-Kotov.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário