Está passando na TV canadense um seriado chamado Endgame que tem como personagem principal um russo ex-campeão mundial de xadrez, mora num hotel luxuoso no Canadá e sofre com a morte da noiva, sem nunca sair de seu quarto. Suas habilidades enxadrísticas são usadas para resolver casos policiais e é sobre isso o seriado televisivo . O enxadrista na série é meio bêbado, joga a simultânea tomando vodka Stolichnaya russa, conhaque Napoleon e outras, durante o episódio. Está quase sempre de pijamas e descalço, é meio perturbado pela morte da noiva e está sem dinheiro para pagar a conta, para compensar sua incapacidade de locomoção além das portas do hotel, ele conta com o auxílio de funcionários e de enxadristas que são seus fãs... Em todo caso, é muito bom ver uma série de Tv que envolva o nosso Xadrez. Em alguns momentos Arkady imagina "lances" e "variantes" possíveis dos crimes, usa estratégias mentais e raciocínios lógicos básicos, mas que as pessoas não parecem conseguir fazer. Eventualmente ele coloca as "peças" envolvidas nos crimes num tabuleiro imaginário gigante TRAILER/VÍDEO AQUI
31 de mar. de 2011
29 de mar. de 2011
ARMAGEDOM: PRETAS OU BRANCAS?
Na Bíblia o nome Har-magedon (hebraico) refere-se ao "Monte de Megido," e está associado com a guerra do grande dia de DEUS, o TODO PODEROSO. E no XADREZ? Uma disputa para o desempate, onde as brancas tem mais tempo que as pretas, geralmente 6' X 5' ou 5' X 4' e precisam dar mate para vencer, as pretas, precisam apenas empatar para vencer. Chamo a atenção aqui para a questão: qual cor é preferível? O jogador que tem a opção de escolher precisa pensar bem.... Isso aconteceu, por exemplo, no último Campeonato Russo. Karjakin e Nepomniachi terminaram empatados e foram para tie duplo/rápido. Como terminou em empate, o Título seria decidido em um Armagedom e Karjakin, escolheria a cor. Para surpresa geral escolheu as brancas! Considera-se que as pretas tem uma situação psicológica mais cômoda! O jogo terminou em empate, favorecendo Nepomniachi Ian que foi proclamado Campeão Russo! Karjakin errou? Deixou-se levar por impulsos momentâneos? Escolheu as brancas como uma forma de intimidar o adversário? Qual cor é preferível em uma disputa Armagedom? O que você faria??
28 de mar. de 2011
GM ANDRÉ DIAMANT - ENDEREÇO NOVO
Nosso querido GM ANDRÉ DIAMANT inaugurou seu novo SITE : XADREZ PREPARAÇÕES!! clique aqui para conhecê-lo...
27 de mar. de 2011
VALORES RELATIVOS...
Todo principiante aprende um valor atribuído à cada peça: 1- Peão, 3 -Cavalo, 3- Bispo, 5 -Torre, 9- Dama e o Rei, absoluto. A medida que ele desenvolve, descobre que não é bem assim! O valor de cada peça é relativamente variável às exigências e particularidades de cada posição. Esse assunto é extenso e profundo, e tal compreensão é uma das chaves dos segredos do XADREZ! É interessante a maneira que um motor de Xadrez é programado para avaliar uma posição:
Peão: 1 ponto. Quando está isolado (e dobrado) é penalizado portanto, ele sofre um decréscimo: -0,12, Peão de b -0,14 Peão de c -0,16, Peão de d -0,20, Peão de e -0,20, Peão de f -0,16, Peão de g - 0,14, Peão de h -0,14.
Cavalos: 3,25, centralizado +0,30.
Bispo: 3,25, no final do jogo +0,10, Bispo mau -0,4, Bispo bom +0,18, par Bispos +0,50 (quando seu oponente não tem).
Torre: 5, na coluna aberta: +0,20, na coluna semi-aberta +0,10. Torre+Bispo melhor que Torre+Cavalo.
Dama: 9,75. Dama e Cavalo é melhor que Dama e Bispo.
Rei: no início -24, centralizado no final +0,36
Observe a sequência: 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3. Bc4 Bc5 4. 0-0 Cf6 5.Cg5 0-0 6.Cxf7? Txf7 7.Bxf7+ Rxf7 : um principiante (de brancas) avaliaria assim: "Eu troquei um Bispo e Cavalo por uma Torre e peão então foi 6 por 6 seis peões, mas o seu Rei está exposto, então estou melhor". Um experiente jogador com as peças negras avaliaria assim: "o branco me deu um Bispo e Cavalo por uma Torre e peão, por isso estou à frente meio peão e também tenho o par de Bispos, tornando um peão inteiro e como estou com 3 tempos a mais tenho quase outro peão a mais e meu Rei mais seguro"...
OLHA O VISUAL DO CARA...
LIVROS + REVISTAS + LIVROS + REVISTAS + ETC...
25 de mar. de 2011
ZUGSWANG LIGHT !!
BRANCAS OU PRETAS?? O termo alemão ZUGSWANG significa perder por ter que jogar e, acrescido de light, se encaixa na polêmica aqui tratada! É sabido que a vantagem branca consiste em ter a jogada seguinte, então, o problema das brancas consiste em ter que jogar(!?), e a vantagem negra consiste em saber qual é, antecipando-se... É vantajoso jogar de brancas? É igual? Analisemos a máxima de um grande teórico, Andras Adorjan: black is ok! As negras estão bem! Essa, é uma das idéias teóricas mais importantes das últimas décadas, por colocar em xeque a afirmativa de que as brancas tem vantagem inicial... Adorjan salienta: " uma das vantagens das pretas reside na responsabilidade que as brancas tem que jogar para ganhar". Continua dizendo: "após o desenvolvimento inicial das peças, as brancas são obrigadas a começar algo na posição e alguns jogadores não gostam disso ou não o fazem bem. A responsabilidade branca é real e vários jogadores ficam ansiosos, cometendo erros"! Considerando que a posição inicial é igual então nenhum lado deve tentar igualar, portanto a idéia que diz que as pretas jogam para igualar é questionável. Outra afirmativa é de que sempre o contra ataque é mais mortal que os ataques, já que se criam debilidades estruturais ao atacar... Diz também que "a única vantagem das brancas é que podem evitar linhas agudas, trocando peças e levar a partida para o empate, e a vantagem branca é mais psicológica do que de posicionamento, e tudo depende da capacidade relativa de cada jogador"...O que você acha??
24 de mar. de 2011
O MI ROBERTO MOLINA NO ABERTO DE NOVA PETRÓPOLIS
"Seguem abaixo as informações do torneio que joguei recentemente no Rio Grande do Sul neste último fim de semana, onde fiquei em 2º Lugar com 6 em 7 (5 Vitórias e 2 Empates) com 0,5 ponto atrás do campeão GMI uruguaio Andrés Rodriguez".
Nesta primeira partida cheguei em cima da hora quase perdendo por W-O em função do atraso com a viagem, mas felizmente consegui jogar e pontuar, já que meu adversário cometeu erros posicionais/táticos graves já no início e pude conseguir vantagem rapidamente"
Acompanhe AQUI
o desfecho dessa e as demais partidas no VISOR (7 total).
Acompanhe AQUI
o desfecho dessa e as demais partidas no VISOR (7 total).
ARONIAN "IMPECÁVEL" VENCE O XX AMBER/2011
23 de mar. de 2011
A LENDA VIVA COMPLETA 80 ANOS!
Victor, o terrível! Ficou conhecido. |
O mundo "sacudiu" ao assistir Korchnoi disputar o título Mundial contra Anatoly Karpov em 1978 e 1981 (Báguio, Filipinas), após deserdar a antiga URSS, enquanto seu filho e esposa eram presos pelas autoridades comunistas.
Mesmo com a derrota, Korchnoi moldou o futuro do xadrez. Apesar dos seus 80 anos continua a jogar Xadrez de qualidade! Sua força sempre foi a capacidade de dominar complexidades, posições de dois gumes, que poucos jogam confortavelmente...
22 de mar. de 2011
CARLSEN RECEBE HONRA NACIONAL!
CARLSEN trouxe fama e honra para a Noruega, com o seu incrível talento para o Xadrez... |
* Título de um Drama do
Escritor Norueguês
Henric Hibsen.
CLUBE DE XADREZ EM ANÁPOLIS
Agora sim... Após anos (ou décadas?) de planejamentos, reuniões, promessas políticas embromatórias (existe isso?), discursos, etc, etc, etc, nossa querida Anápolis tem uma sede própria para reunir enxadristas locais e visitantes! Wagner, Paulo e Márcio deram o "pontapé" inicial, agora contam com o apoio (financeiro e presencial) de todos apreciadores de nossa arte! Divulgue esse espaço! Postarei em breve o endereço exato, horário de funcionamento, etc.. Parabéns aos fundadores pela agradável surpresa e oportunismo, pois preencherão um anseio antigo da cidade... Abaixo, o primeiro Torneio Rápido. Cláudio pai em 1°, Marceley 2°, 3°Cláudio filho, etc...
Esq.Marceley,Márcio,Paulo,Wagner,Cláudio,Geovanny,Cláudio,Barquete e Veloz |
21 de mar. de 2011
XADREZ E CARTAS !?
GM GRISCHUK |
16 de mar. de 2011
CIRCUITO ESCOLAR - GOIÂNIA
LEMBRE-SE |
RELEMBRANDO, É DOMINGO PRÓXIMO!
Vem aí o CIRCUITO ESCOLAR DE XADREZ 2011/CIRCUITO RÁPIDO CXNH (Clube de Xadrez Novo Horizonte), dia 20/11, no Colégio Prevest. Inscrições aqui. Novidade: a categoria aberta esse ano integra o Circuito! Maiores informações: Igor Lutz (igorlutz@gmail.com) – 8417-0361... VAMOS PRESTIGIAR?
RÚSSIA À TODO VAPOR FABRICANDO TALENTOS
Mesmo após 20 anos da queda da Cortina de Ferro, a Rússia continua sendo o país número 1 do XADREZ MUNDIAL, onde surgem talentos ano após ano! A escola Russa nunca parou e atualmente há 204 GMIs (!) e 474 MIs (!) jogando com a bandeira Russa, um número incrível!!
15 de mar. de 2011
CÉREBRO/NEURÔNIOS X PROCESSADOR/SILÍCIO
Ao jogar uma partida qual a diferença do pensamento humano com o de computador? A mente humana analisa as possibilidades: "se o meu cavalo for para f5 vai criar uma pressão enorme em g7, forçando o peão ir para g6 tornando débil as casas pretas e aí, meu bispo dessa cor vai explorar as fraquezas do roque, já que meu adversário não tem esse bispo. A partir daí o jogador vai calcular como o cavalo poderá ir a f5. Quando não é possível concretizar o plano, o jogador cria um plano B, e espera uma oportunidade para trazer o A à tona. Um motor de XADREZ analisa primeiramente todas jogadas possíveis de uma determinada posição, até as mais absurdas ao nosso ver. Como ele calcula milhões e milhões de jogadas por segundo, após constatar que o cavalo poderá ir a f5 o modo de análise vai dizer: ataques de cavalo a g7= +0,10 como o peão vai para g6 as casas pretas do roque estarão sem defesa= +0,10. E assim, o motor soma e subtrai sem qualquer tipo de planejamento. A diferença básica entre computadores e humanos é que a máquina segue padrões, objetivos definidos (embora muitos vagos) e em seguida calcula milhões de jogadas para escolher a que matematicamente adiciona qualquer fração, de um modo frio.
13 de mar. de 2011
EXISTE VIDA DEPOIS...DO MEIO-JOGO?
FINAL-TERRENO ESTÉRIL? |
NÃO, COMPLETAMENTE FÉRTIL! |
Em muitos anos de estudos e leituras de XADREZ sempre evitei estudar os finais. Tal forma equivocada de estudar me custou muitas partidas e a maioria dos jogadores amadores também tem essa rejeição! É lógico que os profissionais não tem escolha senão "mergulhar de cabeça", se quiserem alcançar um nível superior. Porque o final é tido como uma fase estéril da partida? Porque há poucas peças? Aparentam ser geométricos e semelhantes à formulas que podem ser aprendidas e aplicadas, porém frias, complexas, e difíceis de aplicar... São concepções erradas! Aos poucos, mudei minha opinião a respeito! Os finais são fontes inesgotáveis de estudo. Estão ligados ao meio-jogo e à abertura. Quando estudamos os finais, automaticamente ganhamos confiança no meio-jogo, além de termos pista sobre qual direção tomar em momentos críticos, podendo ser um fator decisivo... Todos os grandes Jogadores da história do XADREZ são exímios finalistas! Certamente tornar tal leitura prazeirosa trará vários resultados positivos...
11 de mar. de 2011
REYKJAVIK OPEN 2011
Em andamento (09 a 16/03) o Aberto de Rykjavik, na Islândia, que reuni 166 participantes de 30 países e 29 GMIs. Alguns dos maiores ratings do mundo estão presentes, entre eles mais jovem GM do mundo; algumas jogadoras de expressão e lendas vivas do Xadrez mundial!. Os brasileiros FIER e KRIKOR participam e estão com 1,5 e 1 ponto, respectivamente.
Os 6 primeiros Ratings do Aberto:
1 GM Luke McShane ENG J 2683
2 Miroshnichenko GM UKR Evgenij 2670
3 GM RGE Jan Gustafsson 2647
4 Ivan Sokolov GM NED 2643
5 GM Ahmed Adly EGY 2640
6 GM UKR Yuriy Kuzubov 2627
SITE Oficial
PARTIDAS ao vivo
PARTIDAS DE KRIKOR COMENTADAS!! BLOG DO KRIKOR
A bela WGM Anna Sharevich 1 x 0 Stefansson! |
1 GM Luke McShane ENG J 2683
2 Miroshnichenko GM UKR Evgenij 2670
3 GM RGE Jan Gustafsson 2647
4 Ivan Sokolov GM NED 2643
5 GM Ahmed Adly EGY 2640
6 GM UKR Yuriy Kuzubov 2627
SITE Oficial
PARTIDAS ao vivo
PARTIDAS DE KRIKOR COMENTADAS!! BLOG DO KRIKOR
10 de mar. de 2011
XADREZ X DISFUNÇÃO COGNITIVA
Há uma tendência ao longo dos anos em nós, seres humanos, de limitar nossas atividades cerebrais evitando novos desafios e mudanças, trilhando sempre os mesmos caminhos em busca de segurança e conforto.Qual a consequência disso para nosso cérebro? Lentamente ele começa ser desestimulado e sua função principal é restringida, limitada, já que não passa por situações diferentes, mudanças, desafios do cotidiano, etc. O XADREZ é um poderoso instrumento na prevenção da disfunção cognitiva. Ele favorece a capacidade analítica, o estudo racional de problemas, a memória à curto prazo, a tomada de decisão, lógica, concentração, etc. O XADREZ é um grande estimulador do cérebro que funciona através da criação de novas conecções neurais. Estudos demonstram o benefícios da prática do XADREZ como uma das melhores atividades na estimulação cerebral.
9 de mar. de 2011
SHIROV NA ARGENTINA.
Anand X Shirov |
O GM da Letônia naturalizado espanhol Alexei Shirov chega hoje à Argentina para várias sessões de simultâneas e palestras. Domingo, haverá um Torneio Aberto de Blitz com US 5.000,00 em prêmios. Shirov nasceu em Riga e está com 38 anos; no ápice de sua carreira disputou o Título Mundial em 2000 no Teerã, contra o atual Campeão Anand. Atualmente é o 38° do mundo com 2701 ELO e o 2° espanhol, atrás de Vallejo. Autor do BEST-SELLER "Fogo no Tabuleiro," foi casado com a argentina Verônica Alvarez que lhe deu uma filha, Natália.
8 de mar. de 2011
QUEBRA CABEÇAS: DAMAS/CAVALO
Aqui estão dois conhecidos problemas/quebra-cabeças:
1 - AS DAMAS SOLITÁRIAS - colocar 8 damas
no tabuleiro sem que nenhuma esteja no caminho de
outra, parece fácil, mas tente !
2 - O PULO DO CAVALO. Muito mais difícil que o
anterior, nesse desafio o cavalo deverá percorrer
todo o tabuleiro (64 casas) sem saltar na mesma casa!!
Exemplos:
1 - AS DAMAS SOLITÁRIAS - colocar 8 damas
no tabuleiro sem que nenhuma esteja no caminho de
outra, parece fácil, mas tente !
2 - O PULO DO CAVALO. Muito mais difícil que o
anterior, nesse desafio o cavalo deverá percorrer
todo o tabuleiro (64 casas) sem saltar na mesma casa!!
Exemplos:
7 de mar. de 2011
ATAQUE OU DEFESA?
O GM Andras Adorjan afirma que as pretas tem a mesma chance de ganhar que as brancas, mas a maioria dos jogadores não pensam assim, portanto a chance de ganhar tanto de brancas como de pretas reside em não cometer um erro maior que o do adversário... Mihail Marin, em seu livro "Segredos da defesa no xadrez" descreve a "nobre arte de defesa" baseado em Steinitz, que no século XIX foi o primeiro que questionou os benefícios de pensar/jogar assim, em vez do estilo romântico de xadrez - "ataque a todo custo" . Marin disse: "o ataque só pode ter sucesso se a defesa for fraca", contrariando teóricos renomados que afirmavam: o ataque sempre tem sucesso se não cometer erros. Em outras palavras, o ataque pode ser impecável, e não significa que o atacante ganha. No xadrez, o teste final de toda a teoria culmina com a prática mas, a prática nem sempre elucida! Você pode cometer erros graves mas se o adversário comete o pior, nenhuma teoria e estatística pode ser validada por uma ou mais prática. No XADREZ, como em outras circunstâncias da vida, deve-se estar preparado para vencer, empatar ou perder ... Precisamos dedicar ao estudo das peças pretas tanto quanto as brancas.....
6 de mar. de 2011
O PLANO PERFEITO!
Os melhores livros de Estratégia ensinam a detectar características de uma determinada posição, e então elaborar um plano que está em conformidade com a avaliação posicional. Tal processo de pensamento se baseia em 7 critérios em que as posições (brancas e pretas) são comparadas:
1- O material está igual?
2- Existem ameaças?
3- Os reis estão seguros?
4- Quais peçãs estão ativas e quais não estão?
5- Onde estão as linhas, colunas e diagonais abertas?
6- Quem está controlando o centro?
7- Onde estão as rupturas possíveis e os pontos fortes?
MOMENTOS CRÍTICOS...
O GM Dorfman disse que a grande maioria das partidas tem 5 ou 6 momentos críticos onde decisões importantes precisam ser feitas. Lógico que quando um momento crítico for diagnosticado o jogador precisa refletir mais ao analisar e avaliar a posição. Nos momentos críticos as partidas são ganhas ou perdidas e saber identificá-los é uma das chaves para a maestria. Tais momentos são caracterizados pela presença de 2 a 4 possibilidades diferentes. Eis uma lista de Dorfman de momentos críticos:
- Posições onde há trocas possíveis.
- Mudança na estrutura de peões(principalmente os centrais).
- No final de uma série de movimentos forçados (combinação).
- Transposição para um final.
CIRCUITO ESCOLAR 2011 - GOIÂNIA
Vem aí o CIRCUITO ESCOLAR DE XADREZ 2011/CIRCUITO RÁPIDO CXNH (Clube de Xadrez Novo Horizonte), dia 20/11, no Colégio Prevest. Inscrições aqui. Novidade: a categoria aberta esse ano integra o Circuito! Maiores informações: Igor Lutz (igorlutz@gmail.com) – 8417-0361... IMPOSSÍVEL NÃO PARTICIPAR..................
5 de mar. de 2011
KONERU ARREBATA O GRAND PRIX
A indiana GM Koneru Humpy sagrou-se Campeã ao vencer o último jogo da sexta rodada do Grand Prix FIDE da Mulher, no Qatar, triunfando contra Zhu Chen. Humpy vai desafiar a campeã mundial Hou Yifan pelo título mundial deste ano.
Assinar:
Postagens (Atom)